Independentemente da estação do ano, verificam-se no território continental alguns contrastes regionais, nomeadamente entre:
- o litoral e o interior. No verão, a temperatura aumenta de oeste para este, ou seja, o litoral regista temperaturas mais amenas e o interior valores mais elevados (excetuando as áreas de maior altitude, como por exemplo a Cordilheira Central). No inverno, a temperatura aumenta de este para oeste, ou seja, no litoral as temperaturas registam valores mais elevados do que o interior;
- o norte e o sul. O sul regista, ao longo do ano (sobretudo no inverno), temperaturas médias mais elevadas que o norte do país, desse modo, a temperatura diminui de sul para norte (ou seja, em latitude).
Surpreende-me a fonte indicada para os mapas de isotérmicas de Janeiro e Julho, já que quem as publicou foi Amorim Girão, em 1941, no "Atlas de Portugal". Entretanto, ao longo dos posteriores 73 anos, vários manuais escolares têm utilizado estes mapas sem referirem a fonte ou referindo-a de forma equivocada.
ResponderEliminarAgradeço a correção. De facto, é a fonte indicada no manual de onde foi retirada a imagem.
ResponderEliminar