sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Variação Anual da Temperatura em Portugal Continental

Clica na imagem para ampliar.















O regime térmico de Portugal acompanha a variação da radiação solar global ao longo do ano. Desse modo, ao longo do ano, os valores de temperatura média mensal são:
- mais reduzidos nos meses de inverno;
- mais elevados nos meses de verão.

Ficha: Fatores de Variação da Radiação Solar em Portugal

Fatores de Variação da Radiação Solar: a Latitude

Clica na imagem para ampliar.

A latitude é um fator fundamental na explicação dos contrastes de insolação e de radiação solar entre o norte e o sul de Portugal, mas também entre os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

A latitude de Portugal (localizado a norte do trópico de Câncer) leva a que o território nunca receba os raios solares na perpendicular, isto é, o ângulo de incidência nunca é máximo. Contudo, a menor latitude do sul e da Madeira leva a que o ângulo de incidência dos raios solares seja nestas regiões superior ao que se verifica no norte e nos Açores.

Como já sabes, um maior ângulo de incidência implica uma menor área recetora de energia e uma menor massa atmosférica atravessada (menores perdas de energia) e, portanto, maior radiação solar. É por isso que o sul do país e o arquipélago da Madeira recebem maior radiação solar do que o norte e os Açores.

Fatores de Variação da Radiação Solar: a Continentalidade

Clica na imagem para ampliar.















A continentalidade é um fator fundamental na explicação dos contrastes de insolação e de radiação solar entre o litoral e o interior de Portugal.

Como podes observar, no litoral, devido à maior proximidade do oceano (fonte de vapor de água), a nebulosidade é maior do que no interior do país, sobretudo nas regiões localizadas a norte do rio Tejo. Dado que as nuvens absorvem e refletem parte da radiação solar, as regiões próximas do mar registam uma menor insolação e uma menor intensidade de radiação solar do que as mais afastadas.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Fatores de Variação da Radiação Solar: a Altitude

Clica na imagem para ampliar.
















A orientação das montanhas em relação aos raios solares também contribui para explicar os contrastes ao nível da insolação e da radiação solar. Em Portugal, as vertentes de montanha voltadas:
- a Norte,designadas de umbrias, recebem menor insolação (menos horas de Sol por dia) e menor quantidade de radiação solar por unidade de superfície dado que o ângulo de incidência dos raios solares é menor;
- a Sul, designadas de soalheiras, têm maior insolação (mais horas de Sol por dia) e recebem maior quantidade de radiação solar por unidade de superfície, sendo o ângulo de incidência dos raios solares maior).

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Variação da Radiação Solar em Portugal Continental

Observa atentamente a imagem, relativa à distribuição da radiação global anual, em janeiro e em julho, em Portugal Continental.
(Clica na imagem para ampliar)

Simulador: Os dias e as noites

Revê a simulação observada na aula e explora a sucessão dos dias e das noites, ao longo do ano, noutros lugares do planeta.
(seleciona a imagem para aceder)